Quem sou eu

Minha foto
Além de algo mais sério, entre o riso e a cerveja.

sábado, 1 de outubro de 2011

Iniciação Científica

O dia 5 de outubro tá chegando! É dia do fim da guerra dos canudos, é quando os irmãos Wright realizaram o primeiro voo circular do mundo, quando no Brasil substituiram o réis pelo cruzeiro, quanto Tocantins foi desmembrado de Goiás e virou estado... ou, pra outras pessoas, não quer dizer nada. Pra mim será o dia da apresentação da minha pesquisa na jornada científica da UFRJ e, estou nervoso.

Minto, não estou nervoso. Estou me virando de medo!

Passei algumas semanas fugindo da minha orientadora por puro medo de dizer que estou travado. Meu texto, que falta a droga da conclusão. A orientadora quer slides e não faço ideia do que colocar neles, isso dentro outras coisas que só aumentam meu nervosismo.

Minha pesquisa tem um tema legal, sério. Fiz um recorte num tema que não foi muito explorado no Brasil e com um corpus também pouco usado (descobri que nem o coordenador da banca julgadora conhecia-o). Talvez isso contribua para meu nervosismo. Talvez, não: tenho certeza!

"A figura do índio em ANDE: uma análise a partir da perspectiva do amor e do erotismo", esse é o nome do meu trabalho. Comento sobre o movimento de vanguarda no Perú, sobre os esteriótipos e preconceitos que eram atribuídos aos índios pelos intelectuais e, a partir disso, analiso dentro do livro de poesias "Ande", do autor Alejandro Peralta, como o amor e o erotismo desse índio, instância de referência, no caso, é visto. Acreditem, é bem legal. Já li de Freud à Mariátegui, de Cornejo Polar à Bella Josef. Mas o travamento, o nervosismo, continua.

O que acontece? Há, sim: minha hipótese inicial furou. Sério. O Peralta só tem duas poesiascom elemento de amor e erotismo. Gente! Por ser uma obra de cunho político (bem, pra mim toda obra literária tem cunho político...) não precisa demitir o corpo não, tá seu bonito?

De qualquer forma, é melhor eu finalizar esse post e voltar para o Word, porque o cursor está lá, piscando em algum parágrafo e me esperando.

9 comentários:

  1. vai lá querido ... confie no seu taco ... no final vc se dará bem, tenho certeza ... torcendo muito por aqui ...

    bjão e obrigado pelo carinho por lá ...

    ResponderExcluir
  2. sim, aquilo é meu olho direito. :)

    ResponderExcluir
  3. Vai firme Bruno, tudo vai dar certo, estou torcendo por você.
    Sucesso menino.
    Bjão

    ResponderExcluir
  4. queria tanto estar ao seu lado nesse dia, mas... vc sabe q tow pensando em vc né?

    ResponderExcluir
  5. Caramba, Bruno... Primeiro parabéns, cara... Sua pesquisa parece ser bem legal mesmo. Nervosismo, é totalmente comum... Mas esse é o primeiro passo. No futuro, vai ser sua dissertação de mestrado, sua tese de Doutorado, sua participação em um congresso internacional. Esse nervosismo faz parte, é bom vc sentir. Mas lembre-se, vai dar tudo certo! Tenho certeza que vc tem auto-confiança suficiente para fazer acontecer! To aqui na torcida... ;)

    Um beijo, amigo...
    Até o próximo

    ResponderExcluir
  6. Nossa... to numa situação muito semelhante. Estou sob constantes ameaças de minha orientadora. Quando o bichinho do meu sangue chegou eu abandonei temporariamente meus estudos e comecei a enrolar minha orientadora de todas as formas. Travei. Agora to tentando resgatar o tempo perdido. Um abraço de quem vive o mesmo drama!!!

    ResponderExcluir
  7. Vai lá e mostra como se faz!!! Afinal, quem fez o trabalho sabe sempre mais que todo mundo! Heheheheh! Hugz, man e vai com tudo!

    ResponderExcluir
  8. nessas horas o melhor a fazer é descansar, ouvir uma música, se desligar um pouco, pra cabeça relaxar. daí quando você voltar pro computador, vai ver que tudo vai fluir melhor.

    vá ver a peça sim (mulher macaco). você vai curtir e vai te ajudar a se desestressar!

    abraços,
    raileronline

    ResponderExcluir
  9. Atualiza rapaz...

    ResponderExcluir

"frente a uma sociedade e uma linguagem reificadas, o indivíduo afirma dolorosa, agressiva ou humoristicamente sua diferença"
Theodor Adorno