Quem sou eu

Minha foto
Além de algo mais sério, entre o riso e a cerveja.

sábado, 15 de setembro de 2012

Telefonema para o outro

Aprendi que para manter amizades você deve aceitar o outro. Aceitar que aquela pessoa mais querida de todas vai falhar algum dia com você - e provavelmente num momento que você mais precisar dela.
Todos são assim, sem exceção. Isso acontece porque ninguém vive pra você. Se nem sua mãe vive para você, aceite que nem seu namorado ou seu melhor amigo vivem pra você também.

Isso pode parecer um post radical, parecer que sou uma pessoa com pensamento derrotista, mas pelo contrário. Só encaro as coisas como as coisas são. Se houver surpresas positivas, ótimo! Se não, a vida segue o seu curso.

Claro que há erros que são incontestáveis (para aquele momento ou que te darão rancores para serem guardados por toda a vida), mas são avaliados e classificados como tal de acordo com cada um e com quem errou. Parece meio abstrato lidar com as pessoas e tentar ajudar outras que se magoaram com amigos/familiares/namorados fazendo-as entender que isso acontece e é normal. É comum seu amigo entender o que você quer dizer de forma diferente e achar que é um ataque pessoal, é comum levar bolo, é comum que esqueçam de ligar, é comum que as piadas ofendam sem-querer. O erro é normal sempre e sem limites de chances.

Recentemente um amigo meu parou de falar comigo. Simplesmente parou. Ele saiu de um relacionamento de sete anos que manteve com um cara que faz parte do núcleo de pessoas que, em qualquer circunstância, eu quero longe. Longe porque tudo o que esse tipo de gente faz é contra o que eu quero para o meu entorno. 

Nos distanciamos do outro quando ele não representa mais o adequado para o nosso ambiente.
Será que sou inadequado para o ambiente desse meu amigo, então?
Pode ser que ele apenas esteja dando um tempo para si mesmo. Ele não tem um grupo de amigos muito extenso porque as pessoas se afastavam por causa do ex namorado dele e também por escolha dele, por seleção dele de quem lhe era interessante.

Eu fazia parte, antes, do grupo que ele não achava interessante, imagino. Pois não éramos amigos. Nos conhecemos há anos, mas uma amizade fomos começar a construir no início desse ano (porque ele não estava mais com o ex e porque devo ter começado a parecer interessante para ser amigo dele). Uma amizade incrível, devo acrescentar. Uma amizade que às vezes até cansava, mas era incrível mesmo. Acontece que ele parou de falar comigo sem nem haver discussão. Acontece que não estamos nos falando porque não liguei pra ele. Estava recebendo uma amiga aqui em casa e não podia falar no momento. Fiquei de ligar ainda àquela noite, mas esqueci.
Recebi uma mensagem, dia seguinte, dizendo o quão insensível eu era por não falar com ele num momento em que ele dizia precisar do meu carinho. Eu só esqueci de ligar e ele não me atende ou retorna SMS desde então.

Não estou julgando os motivos dele para agir assim comigo, para guardar esse rancor, mas posso dizer que é complicado lidar com o outro quando não se aceitam falhas. É difícil lidar com ele como é difícil lidar comigo. Penso que seria mais fácil, para ele, aceitar esse meu pequeno deslize. Mas aí sou eu pensando, e eu pensando, penso que o deslize é pequeno.

Talvez o meu erro, para ele, esteja na categoria dos imperdoáveis que geram rancor e talvez esquecer de retornar uma ligação possa terminar uma amizade. 
Se for assim, é um erro normal. Tão normal quanto a perfeição de quem nunca esqueceu de ligar de volta.

Foto tirada pelo meu amigo, do celular

5 comentários:

  1. ó, parar de falar pq a pessoa não ligou é exagero em qualquer situação, #fato!

    ResponderExcluir
  2. Isso para mim, é senso de realidade e não radicalidade. As pessoas simplesmente não são como gostaríamos que elas fossem, e seria muito estranho se o contrário acontecesse.

    ResponderExcluir
  3. nada mais a acrescentar depois do q o Foxx e o Joel comentaram ... simples assim ... #fato

    bjão

    ResponderExcluir
  4. Recebi uma mensagem, dia seguinte, dizendo "o quão insensível eu era por não falar com ele num momento em que ele dizia precisar do meu carinho"...Isso é tão "drama queen"!

    E também penso que encerrar uma amizade devido a uma ligação não retornada, exagero.Se fosse algo que acontecesse sempre poderia ser interpretado como descaso seu para com ele, mas uma vez apenas?

    ResponderExcluir
  5. Amizade verdadeira jamais é interrompida por algo tão banal e trivial. Pode ser que o único amigo mesmo fosse você...rs

    Quem considera o outro não o descarta de tal maneira.

    Abraços, linda semana e escolha melhor os amigos..rs.

    ResponderExcluir

"frente a uma sociedade e uma linguagem reificadas, o indivíduo afirma dolorosa, agressiva ou humoristicamente sua diferença"
Theodor Adorno