Quem sou eu

Minha foto
Além de algo mais sério, entre o riso e a cerveja.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Uma irritação maior

Sobre a notícia do pai que foi agredido com o filho por acharem que eram gays eu fiquei imaginando qual seria a resposta "se desculpando" a essa brutalidade que seria lançada pelos agressores ou pelos incentivadores (aqui lê-se os religiosos fundamentalistas, os neo-nazistas travestidos de bolsonaristas, os "que não tem preconceito, mas..." dentre outros).

"Poxa, eles não se mostraram héteros o suficiente e acabamos confundindo. Vocês que entenderam errado."

Os pedidos de desculpas feitos tem me irritado muito mais do que a própria ação ofensiva. A nota oficial publicada por Myrian Risos Rios me agride mais do que sua declaração comparando gays com pedófilos.

Por que? Bom, pelo simples fato de que ela, Myrian Rios, trata seu leitor/cidadão/receptor de suas mensagens/eleitor como idiota, como acéfalos! Ela joga para nós a culpa do que disse, alegando que nós entendemos de maneira errada o que ela disse com a maior clareza do mundo!

Me dá asco ler sobre um bispo alegando a jornalista Eliane Brum que o estupro acontece quando a mulher consente porque está "em defesa da vida, contra o aborto" e faz a comparação deste ato com uma tampa de caneta quando a religiosa vai à ele pedindo apoio [!!!!]:

"o bispo pega a tampa da caneta da repórter e mostra como conversava com mulheres. 'Eu falava: bota aqui', pedindo, em seguida, para a repórter encaixar o cilindro da caneta no orifício da tampa. O bispo começa a mexer a mão, evitando o encaixe. 'Entendeu, né? Tem casos assim., do: ah, não queria, não queria, mas acabei deixando'"

Mas me irrita muito mais o seu pedido de desculpas num e-mail de resposta a jornalista em que tal bispo [Dom Luiz Bergonzini] publicou em seu blog. Em um dos trechos ele diz:

"Sei como é fácil retirar uma palavra ou alguma expressão ou um trecho de um contexto escrito, ou de uma entrevista, e criar um fato polêmico com ela."

E depois fala:

"Não estamos tentando explicar nada (Estupro-e-aborto-sao-crimes-hediondos) , como a senhora diz, mas trazer os fatos para dentro do contexto da entrevista, que era a diferença entre a mulher forçada a praticar o ato sexual (estupro) e a que participa do ato sexual por vontade própria."

Ele primeiro reafirma o que disse, mas alegando que a jornalista colocou sua fala num "contexto polêmico", e depois ele diz que na verdade dizia outra coisa, uma diferença entre dois tipos de ato sexual. TANTO FAZ se ele estava ou não dizendo sobre dois tipos de ato sexual, NUNCA uma declaração comparativa dessa poderia ser sustentada!!! A incoerência sendo usada como resposta lógica por parte do bispo me agride porque fere profundamente a minha capacidade de compreensão!
De repente o bispo foi tão compreensivo com a dor das mulheres que até se esqueceu que elas "podem evitar o estupro".

E isso não tem sido uma saída exclusiva dele ou da deputada. Bolsonaro fez a mesma coisa quando disse que "se equivocou" com as respostas das perguntas feitas pelo CQC e logo em seguida manteve a postura homofóbica porque, né? Homofobia não é crime, como é o caso do racismo. "Não há contexto", "não encaixa". Todos viram o vídeo do seu comentário racista no CQC. Essa sua justificativa no plenário "encaixa"?

Não entendo como esses incitadores de ódio continuam conseguindo se esconder atrás desses pedidos de desculpas ou erratas [posso chamar assim?]. É uma irritação maior e uma constatação de uma expressão que minha avó sempre disse para me passar a ideia de ficar calado quando não temos uma resposta mais reflexiva para dar de alguma alegação ruim que tenhamos feito. É, vó, você tinha razão: "A emenda é pior que o soneto".

6 comentários:

  1. a conclusão com a frase de sua avó é definitivamente perfeita

    ResponderExcluir
  2. e tem alguma coisa para entender nesta coisa toda? só uma coisa ... eu entendo ... estas pessoas são a escória e uma grande maioria as apoia ... Bolsonaro é eleito, M. Rios tem espaço na mídia ... enfim ... somos minoria e esta minoria ainda é dividida e tb preconceituosa ... minha avó tb dizia q há males q vêm para o bem ... quem sabe depois deste episódio hediondo não se toma alguma providência ... afinal foram héteros atacando héteros ...

    ResponderExcluir
  3. o que mais me admira é que eles acham de verdade que estão fazendo o bem.
    Nao entendem que o ser humano deve ser respeitado e ponto. Pra eles, a gente entre quatro paredes, os desrespeitamos mais do que o cara que arranca a orelha de um pai ht que abraça o filho.

    vc é o novo do grupo né? ahahaha
    bacana!

    ResponderExcluir
  4. Esse episódio do pai e filho foi realmente chocante. Ou pior, foi revoltante!! O que me lembra uma frase que tenho ouvido constantemente e que está virando justificativa para muitas coisas. Sinceramente essa frase tem me consumido a paciência ultimamente: "Somos contra o homossexualISMO e não contra o homossexual."

    ResponderExcluir
  5. realmente dá raiva esse povo ignorante que não procura se informar e sai falando besteira.
    lamentável.

    ResponderExcluir
  6. Achei um absurdo esse fato, e indignado com a impunidade

    ResponderExcluir

"frente a uma sociedade e uma linguagem reificadas, o indivíduo afirma dolorosa, agressiva ou humoristicamente sua diferença"
Theodor Adorno