Quem sou eu

Minha foto
Além de algo mais sério, entre o riso e a cerveja.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Participei do Black Friday

Jornal da Globo - Procon notifica empresas sobre descontos na Black Friday:

Sexta, como todos que vivem na internet sabem, foi o dia do nosso Black Friday, evento que já é costume em outros países, como é o caso dos nossos amigos norte-americanos. Lá, o evento abrange lojas físicas, em especial, com descontos imensos, aqui a experiência se deu em lojas virtuais com exceção de algumas lojas de departamento que tem sede grande parte do Brasil.

Houveram muitas manifestações nos canais de voz para o consumidor na internet, piadas e denúncias sobre empresas que estavam fazendo falsas propagandas com descontos mentirosos  para atrair os mais desavisados. Além disso, os descontos não eram tão significativos como se esperava nas empresas que de fato os ofereceram, fazendo, assim, com que os prometidos descontos de até 80 por cento ficassem só na esperança, mesmo.

Mesmo com essas questões, as expectativas foram superadas e os 135 milhões de reais que eram esperados para a sexta-feira de vendas foram ultrapassados, com a soma total sendo de 217 milhões de reais.


Nos EUA a meta de faturamento foi quase atingida
em apenas 12 horas

Esse evento de compras sempre me deixou intrigado (desde como funciona até como muda o comportamento das pessoas que participam e anseiam por ele) e por isso sempre dei uma pesquisada no assunto. Quando ouvi dizer que ele aconteceria no Brasil, decidi que iria participar. Pois bem, na sexta-feira fiz a aquisição de uma câmera digital no Wall Mart, já que o tablet que eu gostaria que estivesse com um preço acessível teve um desconto só de 100 reais.
A câmera adquirida era apresentada com desconto de 200 reais, o que não era muito, mas a deixou com um preço razoável.
Comprei e todo o procedimento foi bem rápido, ela já está a caminho. Tentei comprar também um jogo no Origin, que abaixou o preço do produto para R$34,95 (dando o que eles prometeram: até 50% de desconto), mas esse site pecou por aceitar apenas cartões que realizem compras internacionais - e esse não é o caso do meu humilde cartãozinho.

O Black Friday foi uma experiência diferente aqui e, mesmo ainda que tenhamos (consumidores e empresas) tratado-o como se esse evento consumista fosse de compra coletiva, parece que ele vai se firmar. Espero que as próximas edições sejam mais organizadas e que não viremos animais em portas de lojas, brigando fisicamente por um Nokia 1100.

E a minha avaliação sobre o Black Friday é que ele foi divertido. Foi legal buscar os produtos, verificar os preços, comparar descontos e avaliar vantagens. Isso tudo foi feito sempre com minha família vindo dar pitaco ou ver algo que estava querendo adquirir.

Terminei essa experiência com a vontade de ter comprado o jogo na Origin e a minha câmera, que está vindo e que acabo de descobrir que o modelo dela é rosa. Se tem como trocar? Só se eu pagar a diferença. O jeito é aceitá-la como é e transcender a modelagem de que rosa é pras meninas.

'via Blog this'

6 comentários:

  1. Fico me perguntando o que viria se você comprasse o jogo? Talvez o "Jogo Legal do Gugu"...

    ResponderExcluir
  2. Acho esse BlackFriday bem interessante, só que houve um monte de reclamações no procon mesmo. Empresas não cumpriram com os descontos prometidos e blá blá blá...
    Espero que dê tudo certo com suas compras :)

    ResponderExcluir
  3. o Black Friday é comum em outros países? eu achei q era somente norte-americano já que a Ação de Graças é um feriado americano.

    ResponderExcluir
  4. Eu - assim como Braccinão - passei ileso por essa. Um milagre pra um consumista como eu... hehehehe! Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Digamos que faço a linha rabugento-feliz, então!!!! Hahahahahaha! Bjonas, guri!

    ResponderExcluir

"frente a uma sociedade e uma linguagem reificadas, o indivíduo afirma dolorosa, agressiva ou humoristicamente sua diferença"
Theodor Adorno